O mundo mudou e a sua escola continua a mesma?

A Escola para o século XXI necessita observar e se adequar a um novo contexto para continuar sendo relevante. Os paradigmas que embasaram as práticas escolares no passado já não comportam as necessidades dos jovens aprendizes e da sociedade contemporânea, neste sentido a inovação da cultura escolar se faz necessária.

Uma nova escola para um novo mundo!

A Escola no Ar apresenta o sistema PRATIC, uma ferramenta pela qual é possível direcionar ações às várias dimensões do ambiente acadêmico e escolar, propiciando a interação, a colaboração e o desenvolvimento de ambientes mais funcionais, criativos e inovadores de ensino e aprendizagem.

O sistema PRATIC alia e trata as dimensões dos processos, recursos e dos ambientes escolares, sempre considerando a tecnologia e a inovação com a intenção de gerar uma nova cultura: a do aprender pela experiência!

Sistema-EnA_b

PROCESSOS

  • Ferramentas e metodologias didáticas
  • Gestão pedagógica, estratégica e financeira
  • Consultoria acadêmica
  • Projeto Pedagógico Institucional - PPI
  • Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI
  • Projeto Pedagógico de Curso - PPC

AMBIENTES

  • Arquitetura Escolar
  • Mobiliário
  • Acessibilidade
  • Sinalização
  • Comunicação
  • Ludicidade

INOVAÇÃO

  • Empreendedorismo
  • Economia Criativa
  • Educação por experiência
  • Educação por Projetos
  • Design Thinking
  • Gameficação

RECURSOS

  • Design Instrucional
  • Desenvolvimento de projetos
  • Desenvolvimento de material didático (presencial e à distância)
  •  Jogos
  • Dinâmicas
  • Desenvolvimento de ferramentas

TECNOLOGIA

  • Tecnologia Educacional
  • Uso de recursos digitais na educação
  • Desenvolvimento de aplicativos paradidático
  • Resgate de práticas analógicas
  • Sistema de Gestão da Aprendizagem (SGA)
  • ERP para instituições educacionais

CULTURA

  • Cultura corporativa
  • Vivências socio-ambientais
  • Produção artística e artesanal
  • Capacitação Docente
  • Treinamentos
  • Integração com a Comunidade
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Processos

Integração dos processos administrativos e pedagógicos de modo que as demais atividades do ambiente escolar sejam possibilitadas e potencializadas. Desburocratização da gestão, capacitação docente e implantação de programa de desenvolvimento permanente, articulação com a sociedade, respeito e reconhecimento.

Recursos

O ensino por projetos permite experiência, contextualização e aplicação dos diversos conteúdos em atividades práticas. Busca-se com isso o desenvolvimento de competências cognitivas e socioemocionais. Deste modo, estimula-se a criticidade, a criatividade e a capacidade de propor inovação, que são competências desejáveis ao indivíduo contemporâneo, que também abarcam aptidão ao trabalho colaborativo, respeito às diferenças, engajamento, autonomia, cidadania, dentre outros.

Ambiente

Espaços que fomentem a inter-relação dos alunos e professores tendem a ser facilitadores no desenvolvimento das atividades projetuais. O agrupamento autônomo dos indivíduos por meio de interesses comuns e competências complementares possibilitam a experiência e potencializam os processos de ensino e aprendizagem. O aspecto lúdico do ambiente contribui ainda à uma formação ampliada, onde por meio de recursos interativos os alunos podem colocar em prática as teorias trabalhadas.

Tecnologia

A dimensão tecnológica compreende o desenvolvimento, apropriação e o emprego de ferramental digital e analógico às atividades projetuais propostas. A ampliação do espectro tecnológico estimula a autonomia, a criatividade e a inovação, permitindo a independência em relação às soluções de mercado em favor do desenvolvimento de uma cultura local de produção tecnológica e instrumental, por meio de recursos disponíveis no contexto do aluno.

Inovação

Um ambiente de aprendizagem inovador busca articular e empregar diferentes metodologias. O ensino híbrido permite a integração de recursos tradicionais com os aparatos tecnológicos disponíveis. A sala de aula invertida faz uso do saber adquirido de modo autônomo pelo aluno, amparado e aprofundado pela mediação docente. A autonomia é construída à partir de atividades projetuais que articulem o saber teórico, a técnica e o uso da tecnologia.

Cultura

Permitir a geração de uma cultura escolar que se conecte com a comunidade, possibilitando a todos os envolvidos na dinâmica escolar a vivência socioambiental, a produção artística e artesanal, o respeito aos valores universais, à proatividade, à cultura empreendedora, à economia criativa e à cidadania.